Poema de Affonso Romano de Sant'ana
Seja bem-vindo ao site de Poemas para Orkut. Aqui você encontra centenas de Mensagem, Poetas, Poemas de Affonso Romano de Sant'ana, Poesias, Mensagens, Pablo Neruda, Poemas famosos, Recados e Scraps para Orkut, Recadinhos e poemas que você pode usar no Orkut, MySpace, Hi5, no seu Blog e Fotolog.
Você está em:
Poemas »
Affonso Romano de Sant'ana »
Na espera do amanhã
Na espera do amanhã
Vou dizer uma coisa banal:
sem o mito do amanhã não existiríamos.
Digo e assumo essa fundamental banalidade.
Não fora o amanhã secaríamos à beira dos caminhos.
O amanhã é que fermenta o hoje, que fermenta o ontem.
Por que migram as aves sobre os oceanos?
Por que os peixes sobem cachoeiras
procurando as nascentes do futuro?
Os animais, aves e insetos ao redor, nos dão lição de aurora.
Ganhei duas crisálidas de borboletas.
Aprendi a ver nesses casulos as asas
que se desenharão em algum céu.
Seguro nas mãos essas formas vivas disfarçadas de vegetal.
Imagino o futuro dessas células.
Mas tal imaginação não é privilégio só meu.
No meu quarto, dependuradas num vaso de samambaia, duas crisálidas me contemplam a mim.
Elas sabem, mais que eu, a que horas duas estupendas
borboletas sairão do útero do tempo para esbaterem contra as vidraças do dia.
A trepadeira no terraço, que avança dois-três centímetros cada jornada, seguindo o fio de náilon do tempo,
me ensina a direção das coisas.
O vento sopra pelas costas de suas folhas e ela navega verde na pilastra como uma caravela reinventando seu concreto mar.
O suicida é o que decretou a morte do amanhã.
O idealista é o viciado que toma o amanhã nas veias, aspira-o, esfrega-o nos olhos e gengivas.
No entanto, dizemos: "está difícil", "a vida está dura",
"assim não é possível", "esse país não tem mais jeito", mas no dia seguinte, amarfanhados, caminhamos junto ao mar
para saudar a aurora.
Sábia é a natureza, nos dizem.
Olhai os lírios do campo, eles passam a vida tecendo e fiando a manhã. E o jardineiro que parece um perverso podador, tão-somente antecipa a floração da vida com suas lâminas de dor.
Em busca do amanhã as cobras perdem sua pele.
Penas caem na muda da plumagem airosa dos airões.
Cães ladram pressentindo o terremoto, que os homens sequer percebem. Os cães, quando uivam para a Lua,
estão à sua maneira saudando o cio das madrugadas.
Em busca do amanhã uma nave passou por Marte e
segue rumo a Urano.
Alguns pré-videntes já estão legislando a constituição do amanhã.
E se acabarem com o amanhã aqui,
ele continuará com outros seres menos ferozes em outras galáxias, mais humanas, talvez.
É assim que Penélope tecia e destecia seu amor nos fios da madrugada esperando Ulisses atracar na enseada.
É assim que Sísifo - o mais otimista dos deuses condenados
- sempre rolava montanha acima a pedra que sempre rolava montanha abaixo.
É assim que Fênix - a fabulosa ave queimada nos desertos da Arábia- renascia das próprias cinzas e cantava transfigurada.
Deus é o renovado amanhã.
O que fazem os amantes pelos bares e praias, junto às árvores de noturnas ruas e nos leitos secretos,
senão cumprir o ritual de crença no amanhã.
E o ano mais uma vez termina.
E estamos comendo e bebendo as horas que faltam e
ansiando por um novo dia.
Também são assim os primitivos,
quando celebram o potlach.
Vão destruindo os objetos, as memórias que ficaram para reinaugurarem um ano novo.
Oh, amanhã!
Os que vão viver te saúdam.
Fonte: Affonso Romano de Sant'Anna
ID: 837
Últimos Poemas
Aconchego
Amor: Voltas para o meu aconchego
meu corpo inteiro te saúda
e quando teu olhar me desnuda
entrego-me a ti, num chamego.
Tua mão sempre atrevida
cura rápido aquela ferida
que tua ausência deixou.
Pata ti, sou toda amor!
Avisei-te que não acharias
quem te amasse igual a mim .
entreguei-me a ti com loucura.
Usei...
Feliz Aniversário Meu Amor
Aniversário: Hoje,
olhei para o céu
e o brilho do sol me fez buscar dentro de mim o seu olhar,
pude sentir uma leve brisa tocar em meu rosto
e essa brisa me fez sentir saudade,
saudade de olhar para o horizonte e ver o sol indo embora,
assim como você que...
Quisera eu...
Ano Novo: Chegando um Novo Ano
quisera formar com meu povo um arco-íris humano,
paz e fraternidade.
Quisera ainda que todos se sentassem à mesa alimentando-se dos mesmos sonhos.
Quisera festejar a chegada do Ano Novo,
vendo todos felizes, correndo pela areia da praia,
sorrindo, sonhando e contemplando as gaivotas,
fazendo desenhos de esperança no...
Tentei
Desculpa: Quis deixar de te ver,
meus olhos te buscaram.
Prometi não mais te beijar,
meus lábios com o teu se encontravam.
Tentei nunca mais te tocar,
minhas mãos te sentiram.
Procurei não mais te querer
meu corpo te amava.
Pensei formas para te esquecer,
meus pensamentos me traíram.
Quis apagar todo o passado
mas você fez mais do que apenas me olhar,
Me...
O começo de uma nova vida!
Casamento: A primeira estrela aparecia no céu...
Era um dia de luar...
A saída do cartório estava cheia...
Todos olhavam os noivos com carinho...
Grãos de arroz voavam pelo ar...
Ele sussurrou no ouvido dela...
Eu te amo...
Você é isso...
É o meu amor...
Toda a recompensa de um amor sem...
Isso é muita sabedoria
Clarice Lispector: Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois...