Poema de Reflexão
Seja bem-vindo ao site de Poemas para Orkut. Aqui você encontra centenas de Mensagem, Poetas, Poemas de Reflexão, Poesias, Mensagens, Pablo Neruda, Poemas famosos, Recados e Scraps para Orkut, Recadinhos e poemas que você pode usar no Orkut, MySpace, Hi5, no seu Blog e Fotolog.
Você está em:
Poemas »
Reflexão »
Daqui a 10 anos
Daqui a 10 anos
Que idade tem a leitora? E o leitor?
Não, não me precisam dizer, não faz
diferença.
O que eu quero dizer é que a leitora daqui a 10 anos estará dez anos mais velha.
E o leitor também, é claro.
E não é formidável isso?
Sim, eu sei, estou dizendo uma baita bobagem, mas uma bobagem que não me pode ser desmentida, pois não?
E se digo isso, essa obviedade, é porque já ouvi muita gente dizendo que está velha para muitas coisas.
A leitora, por exemplo, se tiver hoje 40 anos e já se achar "velha" para
certas iniciativas, saiba que daqui a 10 anos vai olhar para trás e dizer
que perdeu tempo, que quando tinha 40 anos era um "brotinho"
e não se dera conta.
Chegará aos 50 para se dar conta do equívoco. Bolas, se isso vai acontecer, e vai, então é sábio que comece hoje a fazer o que tem vontade: iniciar um curso de francês, abrir uma lojinha de cosméticos, "arriscar" numa arte longamente sonhada e incubada por razões diversas,
o que quiser, só não vale dizer
que não tem mais idade.
A vida é implacável. Daqui a 5, 10 ou 15 anos, a pessoa vai olhar para trás e ver como foi boba.
Talvez o leitor mais velho concorde comigo. Aliás, não é concordar comigo mas com a vida, com as idades da vida.
Uma pessoa que comece hoje, por exemplo, a estudar francês, tenha a idade
que tiver, daqui a 10 anos terá 10 anos de prática, e duvido que não
"arranhe" bem o francês que hoje é apenas sonho.
E assim o leitor. Tem vontade de voltar aos estudos, começar numa nova área,
fazer, enfim, alguma coisa sonhada, imaginada, mas que não faz, que não
inicia agora por se achar velho, é assim?
Velho é o tempo. Insisto, daqui a
10 anos, a leitora e o leitor vão ver como eram "jovens" há 10 anos, há 10
anos atrás, como se costuma dizer...
Vandré, o compositor maldito do tempo da ditadura, tinha razão:
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."
Verdade. Verdade sem retoques.
De minha parte, quando comecei no rádio, aos 17 anos, aprovado num concurso de locutores - não entrei pela mão de ninguém, de ninguém, de ninguém - eu olhava para um colega de 30 anos e, Santo Deus, olhava para aquele
"velho" com admiração,
admiração e - confesso - pena.
Ah, meu Deus, quem dera ter hoje aqueles 30 anos de "velho"... Que lições o
tempo nos dá. É preciso ser esperto, dar-se conta de que o agora é o grande
momento da vida, tenhamos a idade que tivermos. Pensas num negócio?
Mãos à obra, comece hoje a mexer os pauzinhos. E o leitor, pensa em voltar a
estudar? E por que não? Toque a fazer a matrícula. Seja o que for, comece,
envolva-se, volte a viver, já, agora, hoje.
- Santo Deus, quase esquecia de dizer que isso tudo vale também para o amor.
Nunca é tarde para sentir o coração bater por outro coração...
Fonte: Luiz Carlos Prates
ID: 519
Últimos Poemas
Parabéns pelo dia dos pais
Dia dos Pais: Toda energia cósmica transforma este dia que é seu no mais belo de todos que podemos viver. É o Dia dos Pais. Os Anjos e os Mestres, Deus nosso Pai coloca no infinito a magia de uma nova vida, onde estamos caminhando para a nova era de aquário onde o amor...
O trem da vida
Profissões: Acordei.
A máquina a vapor apitava,
Despertava minha atenção.
Eu olhava a nuvem de fumaça,
Que se formava
E sonhava,
Eu queria ser maquinista de trem.
O tempo passava
As máquinas se acabavam,
Elas se transformavam.
Algumas
Lançavam pouca fumaça,
Outras nem isso lançavam.
Mas meu sonho continuava.
Eu queria ser maquinista de trem.
O...
Palavras que atrapalham e ajudam a viver
Affonso Romano de Sant'ana: "Mas você sabe que a pessoa pode
encalhar numa palavra e perder anos de vida?"
(Clarice Lispector)
Vejam só: encalhar numa palavra.
A pessoa lá vai no seu barquinho vida adentro e, de repente, encalha numa palavra.
Pode ser “ marxismo”, “Deus”,”pai”, “vanguarda”, “revolução”, “Paris”, “aposentadoria”.
As palavras são paralisantes.
O...
O verdadeiro sábio
Fernando Pessoa: O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas, lhe chegam. ...
Este Homem é seu Pai
Dia dos Pais: Existe um homem que se esmera no cumprimento do dever
para dar bom exemplo.
Que fica humilde quando poderia se exaltar.
Que com o coração dilacerado, às vezes, se embrutece
para se impor como um juiz inflexível.
Que quase sempre é chamado de careta e desatualizado.
Que, ao fim da jornada,...
Declaração de Amor
Amor: Eu te amo do amanhecer ao anoitecer e mesmo quando durmo, ainda te amo.
Eu te amo nas três dimensões, nas quatro luas, nos quatro elementos, nas quatro estações, nos quatro pontos cardeais.
Eu te amo nos cinco sentidos, nas sete cores do arco-íris, nas sete notas musicais, nos doze signos do zodíaco,...